Nossas justificativas e a cruz de Cristo.






“Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?”
Lucas 10 verso 29




Porque aquele fariseu, quis justificar-se diante de Jesus? Aparentemente não há razão para essa atitude dele. Então porque ele se justifica? Porque nós também todos os dias estamos sempre nos justificando? O que esta por de trás dessa nossa atitude rápida e automática de justificativas? É impressionante como somos recordistas diariamente em justificativas; Temos justificativas pra tudo! E geralmente temos essa reação de nos justificar quando somos repreendidos em público, ou, corrigido perto de quem gostamos, ou até mesmo quando ouvimos uma pregação. Então porque somos rápidos em nos justificar? Por quê?

Isso vem desde, lá, do Éden, em Gênesis 3 versos de 9 a 13, vemos Deus chamando o primeiro casal pra uma conversa, e lhes pergunta, porque eles estavam escondidos, e na sequência pergunta também, se eles tinham comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; A resposta era sim, ou, não, mas Adão ao invés de responder ao Senhor sim ou não, ele responde dizendo :" a mulher que Tu me deste.."colocando a culpa em Eva, achando que com isso podia justificar-se; e a Eva, não faz diferente ao dizer que "a culpa era da serpente.." ou seja ela não também "não" tinha culpa.Observe que Deus pergunta uma coisa, mas a resposta já vem na defensiva, eu fiz, mas a culpa disto ou daquilo, é de outrem e não minha, ou seja, eles estão se justificando, de algo injustificável.
Nós poderíamos olhar para muitos outros textos, para vermos nosso profissionalismo em justificar-nos, de várias maneiras das mais sérias as mais bizarras, mas vamos voltar pro texto de lucas 10.
A resposta de Jesus no verso 28 fez aquele homem ver e sentir que ele nunca cumpriu aquele mandamento, ou seja, sua alma estava nua diante de Jesus e ele sentindo-se envergonhado com sua exposição deu uma justificativa do porque estava nu. Do porque não cumpria aquilo que ele sabia de cor. Sempre que sentimos a necessidade de nos justificar em qualquer situação que seja, é porque interiormente nossas almas ficaram expostas e precisamos rapidamente cobrir nossa vergonha. Nossas justificativas são nossas tentativas de reparar nossa justiça própria que foi ofendida pela verdade, manter os olhos alheios em nossa própria justiça, não assumindo nossa maldade, mas escondendo-a atrás das nossas justificativas.
Ele em sua justificativa estava tentando melhorar o que Jesus já tinha visto nele, que era sua falta de amor a Deus e ao próximo mesmo conhecendo a lei, logo seu conhecimento da lei era agradável, porque, somente lhe rendia aplausos e status.
E assim é com todos nós, quando damos justificativas, estamos tentando tapar os buracos no telhado de nossa justiça própria, permanecer "justos" por nossas próprias justificativas, e ao mesmo tempo escondendo nossa maldade, não assumindo a culpa por nosso pecado cometido. E cada pecado cometido é um ato de maldade, pois é cometido contra Deus que é Santo justo e bom. Todo pecado é cometido contra aquele que sustenta você e eu em vida, e é Ele quem da todas as coisas que você necessita pra viver, ou seja, Deus é exaustivamente bom 24 horas por dia com você, graciosamente.
  O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Atos 17 v 24,25,28
Logo, que razão você teria pra pecar contra Ele?Para não lhe render glória e louvor?
Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?                      João 8 v 46
Você vê, cada pecado é essencialmente maligno, porque é praticado contra alguém que é infinitamente Bom e Santo e Justo, alguém que é totalmente digno de ser amado e não odiado.
Quando uma pessoa odeia outra, logo que lhe pedirmos a razão de sua ira, ela vai ter mil justificativas do porque ela odeia, ou seja,  a motivos naquela pessoa para ser odiada.
Mas imagine se eu lhe apresentar uma pessoa realmente boa,sem defeitos, você teria dificuldades em amar alguém que nunca cometa nenhum erro contra você? alguém que faça somente o bem a você?
acredito que sua resposta sera, de que, não teria nenhum problema em se relacionar com alguém perfeito assim, seria maravilhoso. Mas eu lhe pergunto então: Porque você não ama a Deus de todo teu coração? que falta você pode lhe atribuir como justificativa para o rejeitar como você tem feito todos os dias? 
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?                 João 10 v 31,32


Os homens dão mil justificativas paupérrimas para seus pecados, dão nomes bonitos para seus pecados de estimação, aqueles que mentem dizem que se houvesse dito a verdade geraria problemas,então pra amenizar, não contou toda a verdade, outros mentem e depois dizem que foi pra proteger o outro de uma dura verdade, tanto em um caso quanto no outro o nome disso é Mentira.
 Outros são avarentos, amam o dinheiro,e quase não o gastam  mas dizem que são pessoas que estão pensando no 
amanhã, que são muito econômicas. Há outros que são invejosos, e estão sempre achando que mereciam mais do que os outros, terem as coisas que os outros tem.
Há aqueles também que estão sempre irritados, mas sempre acham que sua irritação, vem das coisas a sua volta, das circunstâncias, nunca desconfiam que sua irritação vem de seu próprio coração.
Outros estão tomados de ansiedades, mas dizem serem pró ativos quanto ao seu futuro,fazem de tudo pra se sentirem seguros em sus próprios esforços, e não conseguem ver que seus corações são escravos da ansiedade.
E essa lista segue crescendo, mas, o que há de comum em todas estas situações, são os eufemismos, em todas elas, isto é, sempre os homens dando nomes bonitos aquilo que é totalmente odioso aos olhos de Deus.
E na cruz ficou claro que cada coisa que damos nomes bonitos, são pecados horríveis, pois todos nossos pecados foram punidos intensamente em Jesus Cristo na cruz, portanto nossas justificativas em cada pecado cometido, são vergonhosas.


“Certa vez, uma revista inglesa, a Times de Londres, pretendia fazer uma matéria de capa sobre “O que havia de errado com o mundo”. Para isso, perguntou a diversos filósofos o que eles consideravam que havia de mais errado no mundo.
A resposta que G.K. Chesterton(29/05/1874-14/06/1936) deu foi exatamente esta: “prezados senhores, eu!”
E só. Nada mais.

O Apostolo Paulo também diz em 1 Timóteo 1v15: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.”

A resposta dele esta totalmente de acordo com a bíblia, o problema do mundo esta no coração de cada pessoa neste planeta, esse é o mal do mundo. E a maior confirmação desta verdade sobre a maldade dos nossos corações, esta em que Deus veio ao mundo e nós o matamos; e porque o matamos? Porque Jesus Cristo veio dar testemunho da verdade, e a verdade expôs nosso coração mal e expõem até hoje. João 3 v 19,20 diz:” Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Isaías 53v7 diz: Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
E porque não abriu sua boca? Porque ele levou sobre si os nossos pecados, e não há desculpas pra eles, não há justificativas pro tamanho de nossa maldade contra Deus. Nossa maldade é indefensável!

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos e pecados, nos vivificou (Efésios 2v4,5).. E como Ele fez isto?
Matando O Justo pelos injustos como diz 1 Pedro 3v18 :” Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus..”

Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade..”
(Tito 2:14)

Ele foi entregue à morte por nossos pecados
..( Romanos 4v25)

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado..(
2 Coríntios 5:21)

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,”
(Efésios 1V7)

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados
.( Isaías 53v5)

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
(Isaías 53v11)

Concluímos, portanto que, ninguém pode se chegar diante de Deus com suas próprias justificativas,pois todas elas sem exceção são plenamente pecaminosas, e merecem a ira de Deus; somente Deus pode dar-nos uma justificativa que é totalmente aceitável a Ele mesmo, uma justificativa que nos torna aceitáveis à Ele.
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. (Romanos 8v33)
"...para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
(Romanos 3 v 26)


Deus justifica o pecador, pela fé em Cristo Jesus, e não há outro nome em nenhum lugar em todo este universo, pelo qual importa que sejamos salvos, senão somente por Jesus Cristo Senhor nosso!




Dito isto, concluo com algumas aplicações.
  1. Se alguém aqui consegue ver sua maldade, mas nunca se arrependeu de fato dos seus pecados, essa é a hora pois você esta debaixo da ira de Deus. Se arrependa da sua maldade e creia em Jesus Cristo que levou sobre Ele tudo aquilo que você merece como recompensa por seus pecados.
2. Certo pelas Escrituras de que nossos corações são pecaminosos, não há motivos pra nos compararmos com os outros, pois toda semente de qualquer espécie de pecado esta dentro de todos os corações e basta que receba as condições certas para que floresça. Logo, não há motivo pra que eu não perdoe alguém, pois eu sei que sou tão capaz de fazer a mesma coisa que meu próximo me fez, e sei que ele o fez por causa do pecado no seu coração. A bíblia me chama a exercer misericórdia como tenho recebido de Deus. Pessoas não perdoam, porque acham que jamais fariam com outros,aquilo que sofreram, mas quando entendemos que somos, sim, capazes de fazer as mesmas coisas, más, que os outros, temos muito mais facilidade para perdoar.
3. Uma vez que estamos Justificados em Cristo Jesus, não temos mais, a necessidade de viver na loucura de sempre tentar esconder nossos erros, pois quem nos define agora é Cristo Jesus Senhor nosso, e não mais nossos acertos ou fracassos. Toda a nossa necessidade de aceitação ou aprovação vem de Deus em Cristo Jesus para nós , logo, não vivemos mais pra ganhar a aceitação ou aprovação das pessoas. Cristo é tudo em nós, e para nós!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há um Deus em Tua Vida - Myrtes Mathias

Era uma vez...três árvores - Myrtes Mathias

Um poema de William Cowper